Trump afirma em rede social que espaço aéreo da Venezuela está fechado
Presidente dos EUA surpreende autoridades ao declarar fechamento total do espaço aéreo venezuelano e eleva tensão com governo Maduro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em sua rede social, a Truth Social, que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “fechado em sua totalidade” por companhias aéreas. Segundo Trump, “o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela está fechado em sua totalidade”, estendendo o aviso também a traficantes de drogas e de pessoas.
De acordo com a agência Reuters, autoridades norte-americanas foram surpreendidas pelo anúncio e afirmaram não ter conhecimento de nenhuma operação militar dos EUA em andamento para impor o fechamento do espaço aéreo venezuelano.
Notícias relacionadas:
- Trump diz que fará intervenção militar terrestre na Venezuela.
- Ação dos EUA na Venezuela é precedente perigoso, dizem analistas.
- Maduro concede poderes de segurança em caso de intervenção militar.
Horas depois, o governo da Venezuela divulgou um comunicado condenando a declaração de Trump. O governo venezuelano classificou os comentários como uma “ameaça colonialista” à soberania do país e afirmou serem incompatíveis com o direito internacional.
A escalada de Trump em ações e discursos contra o governo de Nicolás Maduro tem provocado novos episódios nos últimos meses. Os Estados Unidos já posicionaram navios de guerra no Mar do Caribe, próximo ao território venezuelano, sob o argumento de combater o tráfico internacional de drogas. Já houve o abatimento de pequenas embarcações, resultando em mortes.
Cerca de duas semanas atrás, Trump afirmou que poderia iniciar conversas com Maduro, mas não forneceu detalhes. Contudo, na última sexta-feira (28), disse que poderá ordenar ações terrestres contra narcotraficantes na região. Em resposta, Maduro orientou os integrantes da Força Aérea venezuelana a permanecerem “em alerta, prontos e dispostos” para defender os direitos do país.
* Com informações da Agência Reuters