POLÍTICA INTERNACIONAL

Candidata do partido governista de Honduras acusa Trump de interferir nas eleições

Rixi Moncada, do Libre, afirma que declarações do ex-presidente dos EUA favorecem adversário nas vésperas da votação

Por Sputinik Brasil Publicado em 29/11/2025 às 20:33
© AP Photo / Jacquelyn Martin

Rixi Moncada, candidata do partido governista de Honduras, Libre, acusou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de interferir no processo eleitoral hondurenho.

Em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais do partido, Moncada afirmou: "Não há dúvidas de que houve dois atos concretos três dias antes das eleições que, claramente, constituem interferência".

Segundo Moncada, Trump pediu votos para Nasry Asfura, candidato do Partido Nacional, e anunciou a intenção de conceder perdão ao ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, condenado nos EUA a 45 anos de prisão por tráfico de drogas.

Durante a semana, Trump também classificou Moncada como simpatizante de Fidel Castro e acusou Salvador Nasralla, outro candidato, de ser um "comunista borderline" criado para dividir os votos da direita.

Trump alegou que Nasralla teria ajudado a atual presidente de Honduras, Xiomara Castro, a vencer no passado e que agora fingiria ser anticomunista. Na mesma mensagem, afirmou que poderia "trabalhar com Asfura" e que Moncada e Nasralla "não são parceiros confiáveis para a liberdade". Ele encerrou pedindo aos hondurenhos que "não sejam enganados" e escolham Asfura nas urnas.

As eleições para presidente, Parlamento e governos locais em Honduras estão marcadas para este domingo.