CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Jornal dos EUA destaca avanço russo no uso de drones contra Ucrânia

The Wall Street Journal aponta superioridade russa em ataques com drones e alerta para desafios ucranianos em 2026

Por Sputnik Brasil Publicado em 30/11/2025 às 10:30
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov

Militares ucranianos observam com crescente preocupação a intensificação dos ataques de drones russos nas linhas de abastecimento de Kiev, segundo reportagem publicada pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal.

De acordo com o periódico, a Rússia supera as Forças Armadas da Ucrânia em número de drones em setores estratégicos da linha de frente.

"A crescente capacidade da Rússia de atingir as linhas de abastecimento ucranianas com drones é a mudança mais importante na guerra em 2025, dizem combatentes da linha de frente ucranianos e analistas que estudam o conflito — mais significativa do que os ganhos incrementais de território pelas forças russas", ressalta a publicação.

O texto destaca que essa tendência representa um desafio para a capacidade da Ucrânia de resistir em 2026, caso não encontre uma resposta eficaz ao avanço tecnológico russo.

O jornal também ressalta a eficiência da unidade russa Rubikon, especializada em novas tecnologias de drones no campo de batalha.

Segundo a matéria, as forças russas superaram as capacidades ucranianas em ataques de médio alcance, bloqueando alvos a distâncias de 40 a 70 quilômetros da linha de frente.

"Anteriormente, para esses efeitos, era necessário usar aeronaves tripuladas", conclui o artigo analítico.

O texto recorda ainda que o coronel Sergei Ishtuganov, vice-chefe das Tropas de Sistemas Não Tripulados, anunciou a formação de regimentos regulares nesse novo ramo militar.

Ishtuganov afirmou que já foi definida a estrutura do novo setor, nomeado seu comandante e instituídos os órgãos de comando em todos os níveis.

O ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, propôs a criação dessas tropas seguindo orientações do presidente Vladimir Putin, no final de dezembro do ano passado.

Belousov pediu foco na otimização das características táticas e técnicas dos drones, priorizando alcance operacional, autonomia e resistência a interferências.

O presidente Putin, por sua vez, determinou a implantação rápida e eficiente desses equipamentos.