GEOPOLÍTICA

Ações de Trump contra a Venezuela aceleram declínio dos EUA, afirma empresário

Kim Dotcom, fundador do Megaupload, critica postura dos EUA e aponta fortalecimento dos BRICS diante de medidas contra Caracas

Por Sputnik Brasil Publicado em 30/11/2025 às 10:50
© AP Photo / Matias Delacroix

Kim Schmitz, mais conhecido como Kim Dotcom, fundador dos sites de compartilhamento Megaupload e Mega, afirmou que as recentes ações do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Venezuela aceleram o declínio do país norte-americano e fortalecem o bloco dos BRICS.

"As ações de Trump aceleram o declínio dos EUA e fortalecem os BRICS. A luta da Venezuela dá combustível aos seus inimigos internos. Trump não aprendeu nada com os erros do passado", escreveu Kim Dotcom na rede social X.

No último sábado (29), o presidente Trump recomendou que todas as companhias aéreas evitassem o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela. O governo dos EUA justifica sua presença militar no Caribe como parte do combate ao tráfico de drogas. Em setembro e outubro, as Forças Armadas norte-americanas atuaram diversas vezes para destruir embarcações próximas à costa venezuelana, sob alegação de que transportavam entorpecentes.

De acordo com a emissora NBC, os militares dos EUA estão avaliando opções para atacar traficantes de drogas dentro da República Bolivariana.

Em Caracas, tais ações são interpretadas como provocação, com o objetivo de desestabilizar a região e violar acordos internacionais que garantem o status desmilitarizado e livre de armas nucleares do Caribe.