'Fantástico' exibe trechos do depoimento de Hytalo Santos sobre gravações com adolescentes
Influenciador tenta justificar vídeos feitos com jovens antes de ser preso; casal é acusado de exploração sexual e tráfico de pessoas na Paraíba.
O programa Fantástico exibe neste domingo, 30, trechos do depoimento de Hytalo Santos, influenciador investigado por envolvimento em um esquema de exploração sexual de adolescentes. As imagens mostram Santos tentando justificar as gravações feitas com menores de idade antes de sua prisão, alegando às autoridades que o conteúdo teria "caráter cultural". A justificativa, no entanto, contrasta com as apurações, que apontam o influenciador como responsável pela produção de material de exploração sexual.
Hytalo, que está preso desde agosto na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, em João Pessoa (PB), e seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, respondem a processo criminal após denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O casal é acusado de crimes como tráfico de pessoas, favorecimento da prostituição e produção de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.
Na última sexta-feira, 28, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou novo pedido de liberdade para o casal. A defesa argumentava que o processo deveria ser remetido à Justiça Federal, mas o juiz responsável manteve a prisão preventiva, destacando que o pedido já havia sido apresentado em ocasiões anteriores.
As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apura o funcionamento de um esquema voltado à exploração sexual de vulneráveis. Segundo o órgão, adolescentes eram atraídos por promessas de projeção nas redes sociais, vantagens financeiras e outros benefícios.
O Ministério Público também identificou um rígido controle sobre a rotina dos jovens, além da realização de procedimentos estéticos e tatuagens com conotação sexual. O processo inclui ainda um pedido de reparação por danos coletivos no valor de R$ 10 milhões.