MERCADO INTERNACIONAL

Opep+ mantém níveis de produção de petróleo para o 1º trimestre de 2026

Grupo de oito países decide pausar novos aumentos na oferta e cria mecanismo para avaliar capacidade máxima de produção

Publicado em 30/11/2025 às 15:55
Petróleo Reprodução

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) confirmou neste domingo, 30, que manterá os níveis atuais de produção de petróleo no primeiro trimestre de 2026. A decisão foi tomada durante reunião do grupo, que também aprovou a criação de um mecanismo para avaliar a capacidade máxima de produção de cada país membro, conforme comunicado oficial.

"Os oito países participantes reafirmaram sua decisão de 2 de novembro de 2025 de pausar os incrementos de produção em janeiro, fevereiro e março de 2026 devido à sazonalidade", informou a Opep+ no documento. Integram o grupo Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã, responsáveis por cerca de metade da oferta global de petróleo.

Fontes internas e dois delegados já haviam adiantado à imprensa que a política de suspensão de novos aumentos na produção seria mantida para os três primeiros meses do próximo ano.

Segundo a nota, "os oito países integrantes reafirmam compromisso com a estabilidade do mercado diante da perspectiva econômica global estável e dos fundamentos saudáveis do mercado de petróleo, refletidos em baixos estoques". Atualmente, mais de 3 milhões de barris por dia seguem sob cortes de produção.

A Opep+ realiza reuniões mensais para monitorar as condições do mercado e, nesta ocasião, o encontro ocorreu em meio a uma nova proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, o que poderia aumentar o fornecimento global caso as sanções contra Moscou sejam flexibilizadas. A próxima decisão do cartel está marcada para 4 de janeiro de 2026.