Netanyahu solicita perdão presidencial em meio a julgamento por corrupção
Primeiro-ministro de Israel pede indulto ao presidente Isaac Herzog enquanto responde a acusações de suborno, fraude e abuso de confiança
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, formalizou neste domingo (30) um pedido de indulto ao presidente Isaac Herzog, enquanto enfrenta processos judiciais por corrupção.
Em novembro, o gabinete de Herzog informou que o presidente havia recebido uma carta do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitando o perdão presidencial para Netanyahu. Na ocasião, o gabinete esclareceu que seria necessário um pedido formal do próprio interessado para que o processo pudesse avançar.
Netanyahu não reconheceu culpa nas acusações. O presidente Herzog afirmou que analisará o pedido com seriedade, segundo informações do canal israelense 12.
O primeiro-ministro responde a diversas investigações criminais. As acusações mais graves estão relacionadas ao chamado "Caso 4000", que envolve suposto lobby em benefício do maior grupo de telecomunicações do país, a Bezeq, em troca de uma cobertura favorável a Netanyahu no portal de notícias Walla, controlado pela empresa.
Além disso, Netanyahu é acusado de fraude e abuso de confiança, suspeito de ter recebido presentes de alto valor em troca de favorecer interesses pessoais e comerciais do oligarca e produtor de Hollywood Arnon Milchan.
Por Sputnik Brasil