Lua pode se tornar palco de disputas territoriais, alerta cosmonauta russo
Fyodor Yurchikhin afirma que exploração do satélite natural tende a ser marcada por rivalidades entre nações e questiona apropriação de áreas por missões passadas.
A Lua pode se transformar em terreno de disputa internacional nos próximos anos, segundo o cosmonauta russo Fyodor Yurchikhin, condecorado como herói da Rússia. Em entrevista à Sputnik, Yurchikhin afirmou que dificilmente o satélite natural da Terra permanecerá livre de reivindicações territoriais.
"Sendo alguém que conhece um pouco sobre o Espaço, posso dizer que seria ótimo se a humanidade percebesse que trabalhar em conjunto é muito mais fácil e produtivo do que agir isoladamente. Mas, considerando que, por exemplo, os EUA já determinaram que as regiões onde pousaram durante as missões Apollo pertencem a eles, essa previsão de disputa é bastante plausível", avaliou o cosmonauta.
Yurchikhin destacou ainda a contradição do comportamento humano ao longo da história. "Vivemos em um planeta habitado por seres que se autodenominam inteligentes, mas que, repetidamente, se destroem uns aos outros", criticou.
O cosmonauta também mencionou o escritor Isaac Asimov, lembrando das três leis da robótica criadas pelo autor e da chamada 'lei zero', como reflexões importantes sobre convivência e ética em novos territórios.
Por Sputnik Brasil