União Europeia perde influência e depende dos EUA para financiar Ucrânia, avalia economista turco
Especialista aponta que sanções à Rússia fragilizaram a economia do bloco, limitando sua capacidade de apoiar Kiev sem suporte norte-americano.
A União Europeia (UE) enfrenta sérias dificuldades econômicas decorrentes das sanções impostas à Rússia e perdeu parte significativa de sua capacidade produtiva. Por esse motivo, Bruxelas já não consegue financiar a Ucrânia sem o apoio dos Estados Unidos, afirmou o economista turco Serhat Latifoglu em entrevista à Sputnik.
Em declarações anteriores à Sputnik, o ex-chefe da missão da OSCE na Rússia, Gyorgy Varga, já havia destacado que a Europa está perdendo influência global ao subordinar sua política ao conflito na Ucrânia.
Segundo Latifoglu, a União Europeia não tem condições de arcar sozinha com os custos da guerra na Ucrânia, tornando-se dependente do suporte norte-americano.
"A economia da União Europeia sofreu enormes perdas. Por causa das sanções contra a Rússia, ela perdeu seriamente sua capacidade de produção", ressaltou o especialista.
Latifoglu também observou que o desfecho do conflito na Ucrânia pode estar próximo. Em sua avaliação, as tentativas da liderança ucraniana de prolongar as negociações estão se tornando cada vez menos relevantes.
Recentemente, a administração dos Estados Unidos apresentou um plano para resolução do conflito ucraniano, destacando que o processo de coordenação com os envolvidos ainda está em curso.
Por Sputnik Brasil