SOLIDARIEDADE

Como adotar uma cartinha do Papai Noel dos Correios

Campanha permite que qualquer pessoa realize o sonho de crianças em situação de vulnerabilidade; veja como participar até 12 de dezembro

Publicado em 01/12/2025 às 10:49
'Papai Noel' de shopping é preso em SC suspeito de estupro de vulnerável Ilustração / freepik

Já está aberta a campanha de adoção de cartinhas do Papai Noel dos Correios, uma iniciativa que transforma o Natal de milhares de crianças em todo o Brasil. Até o dia 12 de dezembro, é possível escolher uma ou mais cartinhas e presentear crianças em situação de vulnerabilidade social, tornando a data mais especial para quem mais precisa.

Há 36 anos, funcionários dos Correios se sensibilizaram com os pedidos enviados por crianças e deram início à ação, que hoje se espalha por diversas cidades do país, estimulando a solidariedade. As cartas são escritas por estudantes de escolas públicas e instituições parceiras, beneficiando crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Cada pessoa pode adotar até 50 cartinhas. Veja como participar:

Como adotar?

As cartinhas estão disponíveis no site dos Correios, na aba Blog do Noel, ou em pontos físicos das agências. Basta clicar em "Adotar agora" e selecionar o estado e a cidade de sua preferência.

Após a escolha, aparecerão diversos pedidos. Para adotar, é necessário realizar um cadastro simples no site dos Correios e clicar em "adotar". Cada cartinha informa previamente o que a criança deseja ganhar do bom velhinho.

O prazo para adoção e entrega dos presentes vai até 12 de dezembro. Os itens devem ser entregues embrulhados e identificados na unidade participante da sua cidade. Consulte as agências participantes para saber onde entregar.

Dicas importantes:

Se o presente escolhido for frágil, identifique o pacote com a palavra "frágil". Bicicletas e itens montáveis devem ser entregues nas caixas originais, sempre que possível.

Você pode acompanhar as cartinhas que adotou pelo Blog do Noel.