Aperto no bolso: o brasileiro tem o hábito de poupar para emergências?
Pesquisa Datafolha revela que 43% dos brasileiros não possuem reserva para imprevistos, evidenciando vulnerabilidade diante de situações emergenciais.
Quase metade dos brasileiros não possui reserva financeira para emergências, segundo levantamento do Datafolha.
O estudo aponta que 43% da população não tem dinheiro guardado para situações inesperadas, o que revela um cenário preocupante de vulnerabilidade econômica no país.
De acordo com a pesquisa, 84% dos entrevistados passaram por ao menos uma emergência financeira nos últimos 12 meses — entre elas, atraso no pagamento de contas, necessidade de recorrer a empréstimos, uso de crédito e até mesmo a inclusão do nome em cadastros de inadimplentes.
Apesar da intenção de controlar as finanças, os imprevistos continuam pesando no orçamento de grande parte dos brasileiros. Para discutir por que a educação financeira ainda não faz parte do cotidiano nacional, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa conversam com o economista Everton Freire e com Reinaldo Domingos, PhD em educação financeira e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Financeira.
O debate já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Por Sputnik Brasil