ENERGIA E ECONOMIA

Lula afirma que Brasil pode voltar a ser exportador de óleo diesel e gasolina

Presidente destaca potencial brasileiro com novos poços de petróleo e defende transição energética na Petrobras.

Publicado em 02/12/2025 às 13:25
Gasolina

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (2), em entrevista ao programa Balanço Geral PE, da TV Guararapes, em Pernambuco, que o Brasil pode voltar a ser exportador de diesel e gasolina à medida que forem descobertos mais poços de petróleo altamente produtivos.

"Chegou a hora de terminar a refinaria de Abreu e Lima. O Brasil é autossuficiente em petróleo e acreditamos que essa unidade vai atender uma parte importante do Nordeste. O Brasil pode voltar a ser exportador de diesel e gasolina à medida em que descobrirmos mais poços de petróleo altamente produtivos", ressaltou Lula.

O presidente lembrou que a refinaria é um antigo sonho. "Lembro da disputa entre governadores de vários Estados por uma refinaria e me disseram que quem conseguisse seria feita aqui. O Hugo Chávez, então presidente da Venezuela, veio e topou fazer uma sociedade, mas não colocou dinheiro. Depois, ele morreu e tivemos que concluir a refinaria sozinhos", relatou.

Lula também destacou que deseja transformar a Petrobras em um modelo de transição energética, conciliando o uso do petróleo com maiores porcentuais de biocombustíveis.

"Queremos usar a Petrobras como exemplo de que é possível, mesmo utilizando petróleo, ter uma energia altamente limpa. Hoje temos 15% de biodiesel no óleo diesel e 30% de etanol na gasolina. O Brasil possui diesel e gasolina com uma das menores emissões de gases de efeito estufa do mundo", afirmou o presidente.