MPF recorre de decisão que autorizou soltura do dono do Banco Master
Justiça, Banco Master, BRB, Daniel Vorcaro, MPF, Operação Compliance Zero
O Ministério Público Federal (MPF) recorreu, nesta terça-feira (2), da decisão que determinou a soltura do banqueiro Daniel Vorcaro e de outros quatro sócios do Banco Master.
Na última sexta-feira (28), a desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, concedeu habeas corpus aos acusados, permitindo que respondam às acusações em liberdade, desde que utilizem tornozeleira eletrônica e cumpram outras medidas cautelares.
Além de Vorcaro, também foram beneficiados os ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira, Angelo Antonio Ribeiro da Silva e Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.
Os investigados estão proibidos de atuar no setor financeiro, manter contato com outros investigados e de deixar o país.
Vorcaro e os demais acusados foram alvos da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura a concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de aquisição da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), ligado ao governo do Distrito Federal. As investigações apontam fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões.
Após as prisões, a defesa de Daniel Vorcaro negou qualquer tentativa de fuga do país e afirmou que o banqueiro sempre esteve à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
O BRB informou que irá contratar uma auditoria externa para apurar os fatos, além de investigar eventuais falhas de governança e controles internos.
Notícias relacionadas: