DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Representante dos EUA na OTAN descarta ataque russo à aliança

Matthew Whitaker afirma que a possibilidade de agressão russa à OTAN é 'muito baixa' e reforça compromisso com o artigo 5º do tratado.

Publicado em 06/12/2025 às 11:26
Representante dos EUA na OTAN afirma que risco de ataque russo à aliança é baixo, durante evento internacional. © Getty Images / Anadolu/Turkish Presidency/Handout

O representante norte-americano na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Matthew Whitaker, afirmou nesta terça-feira (2) que não acredita na intenção da Rússia de atacar a aliança atlântica.

"A probabilidade de isso acontecer em breve, se é que vai acontecer, seria muito baixa", declarou Whitaker durante o Fórum de Doha sobre Cooperação e Paz Global.

O diplomata ressaltou ainda que os países-membros da OTAN, incluindo os Estados Unidos, levam muito a sério as obrigações previstas no artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte.

Pelo artigo, caso um integrante do bloco seja alvo de agressão, os demais considerarão o ato como um ataque contra toda a aliança e poderão adotar as medidas que julgarem necessárias, inclusive ações militares, em defesa do aliado.

O chefe do Comitê Militar da OTAN, almirante Giuseppe Cavo Dragone, afirmou que a aliança admite a possibilidade de um "ataque preventivo" à Rússia, classificando tal medida como uma "ação defensiva".

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou as declarações, considerando-as uma tentativa de minar os esforços de resolução do conflito na Ucrânia. Segundo ela, a fala de Cavo Dragone reforça a ideia de que a OTAN não é estritamente defensiva e contribui para o aumento das tensões e da retórica antirrussa.

Por Sputnik Brasil