Maduro e Erdogan discutem tensões na Venezuela em ligação telefônica
Presidentes da Venezuela e da Turquia conversam sobre ameaças à soberania venezuelana e reforçam laços bilaterais.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conversou por telefone com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, neste sábado (6), para discutir o atual cenário geopolítico e as recentes tensões enfrentadas pelo país sul-americano.
Segundo comunicado oficial do governo venezuelano, Erdogan manifestou "profunda preocupação com as recentes ameaças enfrentadas pela Venezuela, particularmente o destacamento militar e as ações que buscam perturbar a paz e a segurança no Caribe". O líder turco também expressou solidariedade ao povo venezuelano e reafirmou o compromisso com o respeito ao direito internacional e à soberania das nações.
Durante a conversa, Maduro detalhou a Erdogan "a natureza ilegal, desproporcional, desnecessária e até mesmo extravagante" das ameaças dirigidas ao seu país, além de destacar que a população venezuelana está mobilizada diante da situação.
Os presidentes também decidiram restabelecer, o quanto antes, o voo Caracas–Istambul–Caracas, operado pela Turkish Airlines, para garantir o fluxo regular de turistas e investidores e fortalecer a relação bilateral.
Por Sputnik Brasil