ECONOMIA GLOBAL

BRICS pode impulsionar diversificação econômica dos Emirados Árabes Unidos, avalia analista

Especialista destaca que participação no bloco amplia acesso a novas regiões e alternativas ao G20.

Por Sputinik Brasil Publicado em 06/12/2025 às 19:12
Analista destaca que entrada dos Emirados Árabes Unidos no BRICS amplia oportunidades econômicas. © Sputnik / Ekaterina Chesnokova

Em sessão do Fórum de Doha, no Catar, a presidente do Centro de Políticas dos Emirados, Ebtesam Al-Ketbi, afirmou que a adesão ao BRICS pode abrir portas para os Emirados Árabes Unidos (EAU) em regiões antes inacessíveis.

Segundo Al-Ketbi, os EAU estão buscando diversificar sua economia e, para isso, avaliam oportunidades em outras regiões do mundo. "Os Emirados Árabes Unidos, em termos de fornecimento e desenvolvimento econômico, estão se voltando para outras regiões e escolhendo aquelas que oferecem a oportunidade de diversificar sua economia, e a participação no BRICS pode tornar acessíveis regiões que antes eram inacessíveis", destacou a analista.

Durante o evento, Al-Ketbi também classificou o G20 como um "clube fechado", ressaltando que o BRICS representa uma alternativa para países do Sul Global. Ela defendeu que essas nações aproveitem a oportunidade de integrar novos blocos, sem prejudicar suas relações com os países ocidentais.

Os Emirados Árabes Unidos tornaram-se membros plenos do BRICS em 1º de janeiro de 2024, junto com Egito, Irã e Etiópia, ampliando o grupo para dez integrantes.