Trump tem poder para ações militares 'como achar melhor', afirma secretário
Secretário de Defesa dos EUA justifica ataques a barcos suspeitos e reforça autonomia de Trump em decisões militares.
Pete Hegseth, secretário de Defesa dos Estados Unidos, defendeu neste sábado, 6, os recentes ataques realizados por militares americanos contra barcos supostamente utilizados para o transporte de drogas no Oceano Pacífico.
Segundo Hegseth, o presidente Donald Trump possui autoridade para adotar medidas militares "como achar melhor" para proteger os cidadãos norte-americanos.
O secretário minimizou as críticas da comunidade internacional, alegando que as ações são justificadas para garantir a segurança do país. "Se você trabalha para uma organização terrorista designada e traz drogas para este país em um barco, nós vamos encontrá-lo e afundá-lo. Não tenha dúvidas sobre isso", declarou Hegseth. Ele enfatizou ainda que Trump "pode e tomará ações militares decisivas como achar melhor para defender os interesses de nossa nação".
O ataque mais recente elevou para pelo menos 87 o número de mortos. Parlamentares americanos cobram do governo explicações adicionais e embasamento legal para a realização dos ataques.
Fonte: Associated Press