Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em São Paulo
Primeiro dia da campanha prioriza proteção de bebês por meio da imunização materna
No primeiro dia de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na capital paulista, realizado neste sábado (6), 624 gestantes foram imunizadas, segundo informações da prefeitura.
O ciclo de imunização, iniciado a partir das 28 semanas de gestação, tem como principais beneficiados os bebês, que recebem os anticorpos diretamente das mães. A medida previne infecções graves causadas pelo VSR em crianças menores de 6 meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
"A implementação dessa vacina é fundamental para a saúde dos bebês menores de 6 meses. Vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período em que são mais vulneráveis e podem desenvolver formas graves da doença", ressaltou, em nota, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo.
A partir desta segunda-feira (8), a imunização estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h. A disponibilidade da vacina pode ser consultada pela plataforma De Olho na Fila.
Para receber a vacina, a gestante deve apresentar documento de identificação e comprovante de 28 semanas de gestação, emitido durante o acompanhamento pré-natal.
Notícias relacionadas: