Prefeito eleito de Nova York orienta imigrantes sobre direitos diante do ICE
Zohran Mamdani, futuro prefeito, reforça que imigrantes podem recusar ordens e silêncio é direito diante de agentes federais.
O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, publicou neste domingo, 7, um vídeo nas redes sociais esclarecendo os direitos dos imigrantes frente a abordagens do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE, na sigla em inglês). A orientação veio poucos dias após uma operação de agentes federais em Manhattan.
No vídeo, Mamdani reafirma o compromisso de proteger os cerca de 3 milhões de imigrantes que vivem na cidade. "Todos nós podemos enfrentar o ICE se conhecermos nossos direitos", declarou.
Segundo Mamdani, qualquer pessoa nos Estados Unidos pode optar por não conversar com agentes federais de imigração, tem o direito de filmar a abordagem sem interferir e pode recusar ordens para permitir a entrada em espaços privados. Ele destacou que agentes do ICE não podem entrar em residências, escolas ou locais de trabalho sem um mandado judicial.
"O ICE tem permissão legal para mentir para você, mas você tem o direito de permanecer em silêncio. Se estiver sendo detido, questione: 'Estou livre para ir?' repetidamente até obter uma resposta", orientou Mamdani, que tomará posse como prefeito em 1º de janeiro.
"Nova York sempre dará boas-vindas aos imigrantes, e eu lutarei todos os dias para proteger, apoiar e celebrar nossos irmãos e irmãs imigrantes", concluiu Mamdani.
Fonte: Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.