'Decepcionado': Trump diz que Zelensky não leu sua proposta de paz para a Ucrânia
Ex-presidente dos EUA lamenta que líder ucraniano ainda não tenha analisado plano para encerrar conflito com a Rússia.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (7) que mantém diálogos tanto com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quanto com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. No entanto, Trump lamentou que Zelensky ainda não tenha analisado o rascunho do acordo de paz proposto por Washington para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
"Acredito que a Rússia não se opõe. Mas não tenho certeza se Zelensky concorda com o plano. Sua equipe o apoia, mas ele ainda não leu a proposta, então um dia ele me explicará o porquê", declarou Trump à imprensa no Centro John F. Kennedy para as Artes Cênicas. "Estou um pouco decepcionado com o fato de o presidente Zelensky ainda não ter analisado a proposta."
Em declarações anteriores, Trump destacou os desafios enfrentados pela Ucrânia: "Quando, neste escritório, eu disse [a Zelensky] que 'não tinha cartas' para negociar com a Rússia, aquele era o momento para um acordo [...], mas a Ucrânia decidiu não fazê-lo. Eles têm muitas coisas contra eles agora", comentou em coletiva de imprensa na Casa Branca.
Desde meados de novembro, o governo Trump tem promovido uma nova proposta de paz para a Ucrânia. Segundo a imprensa, a versão inicial do plano, composta por 28 pontos, foi reduzida para 19 após uma reunião entre autoridades norte-americanas, ucranianas e europeias, realizada em Genebra no dia 23 de novembro.
Por Sputnik Brasil