VIOLÊNCIA CARCERÁRIA

Explosão próxima a prisão no Equador deixa ao menos nove mortos

Autoridades investigam explosão em Machala, no sul do país, que teria causado mortes por asfixia durante operação policial.

Publicado em 07/12/2025 às 22:14
Explosão deixa ao menos nove mortos perto de prisão em Machala, sul do Equador. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Uma explosão ocorrida nas proximidades do centro penitenciário de Machala, capital da província de El Oro, no sul do Equador, deixou ao menos nove mortos, segundo informações de meios de comunicação locais que citam fontes oficiais.

De acordo com a emissora Ecuavisa, os corpos foram encontrados no primeiro andar da prisão. A explosão teria sido usada como artifício para despistar policiais que se aproximavam do local para averiguar a situação. As vítimas teriam morrido por asfixia, conforme relatos iniciais.

O Serviço Nacional de Atendimento Integral a Pessoas Privadas de Liberdade (SNAI) ainda não confirmou oficialmente a ocorrência da explosão nem o número de vítimas fatais.

No último dia 10 de novembro, a mesma unidade prisional foi palco de duas chacinas, que resultaram na morte de 32 detentos e deixaram outros 33 feridos, além de dois policiais.

Por Sputnik Brasil