CONFLITO NA ÁSIA

Camboja ataca base militar tailandesa; um soldado morre e dois ficam feridos

Tensão na fronteira entre Tailândia e Camboja resulta em mortes, feridos e evacuação de milhares de civis

Publicado em 07/12/2025 às 23:20
Militares tailandeses patrulham base após ataque do Camboja na fronteira, que deixou mortos e feridos. © AP Photo / Sakchai Lalit

O Camboja atacou neste domingo (7) a base militar tailandesa de Anupong, provocando a morte de um soldado tailandês e deixando outros dois feridos. Em resposta, a Tailândia realizou ataques aéreos, segundo informações do site tailandês Khaosod, que citou um porta-voz militar.

"A Tailândia enviou caças F-16 em resposta ao ataque sofrido pela base aérea de Anupong pelo Camboja, que resultou na morte de um soldado tailandês e ferimentos em outros dois", informou o portal na rede social X.

Após o ataque, o exército tailandês orientou que moradores de quatro províncias fronteiriças buscassem abrigo, diante do risco de escalada dos confrontos.

Mais cedo, o jornal local noticiou que soldados cambojanos teriam aberto fogo contra forças de segurança tailandesas, iniciando um confronto que deixou dois tailandeses feridos. Entretanto, o jornal cambojano Khmer Times negou essa versão, alegando que tropas tailandesas teriam iniciado o tiroteio na fronteira.

Em 26 de outubro, os primeiros-ministros da Tailândia, Anutin Charnvirakul, e do Camboja, Hun Manet, assinaram um acordo de paz com a presença do então presidente dos EUA, Donald Trump, durante a cúpula da ASEAN.

Confrontos armados entre os dois países já haviam ocorrido em 24 de julho, próximos à zona disputada da província de Oddar Meanchey.

Este é considerado o pior conflito entre Tailândia e Camboja em mais de uma década, com dezenas de mortos e feridos. A escalada da violência forçou a evacuação de mais de 200 mil pessoas das regiões de fronteira, aumentando a pressão por uma solução pacífica.

A relação entre os países se deteriora desde maio, quando um confronto militar na fronteira resultou na morte de um cambojano.

Por Sputinik Brasil