Aneel abre consulta pública sobre revisão tarifária da CPFL Santa Cruz
Proposta prevê aumento médio de 16,75% nas contas de luz; consulta ficará aberta até fevereiro de 2026
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 9, a abertura de consulta pública sobre a proposta de revisão tarifária periódica da Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz). Segundo cálculos da área técnica, o efeito médio estimado para os consumidores é de 16,75%.
A consulta pública estará aberta de 10 de dezembro de 2025 a 7 de fevereiro de 2026. Uma reunião presencial será realizada na cidade de Itapetininga (SP) em 23 de janeiro de 2026 para debater o tema.
Entre os fatores que influenciaram o reajuste estão o aumento dos encargos setoriais, além da elevação dos custos de transmissão e aquisição de energia.
Na divisão por grupos de consumidores, o aumento médio calculado é de 11,74% para consumidores conectados à alta tensão, como grandes indústrias e empresas. Para os consumidores de baixa tensão, como residenciais e pequenos comércios, a elevação média prevista é de 19,31%.
A CPFL Santa Cruz, sediada em Jaguariúna (SP), atende cerca de 527 mil unidades consumidoras. O faturamento anual da companhia com o fornecimento de energia elétrica gira em torno de R$ 1,7 bilhão.