DEFESA AÉREA

F-39E Gripen avança na capacidade operacional com primeiro exercício de tiro aéreo

Força Aérea Brasileira realiza teste inédito com canhão do caça sueco, reforçando modernização militar no país.

Publicado em 11/12/2025 às 19:03
F-39E Gripen realiza seu primeiro exercício de tiro aéreo na Base Aérea de Santa Cruz, marcando avanço operacional. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em 8 de dezembro, o primeiro exercício de tiro aéreo com canhão do caça F-39E Gripen, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. O teste representa um novo avanço na modernização da defesa aérea nacional, consolidando o processo de integração do Gripen à frota da FAB.

Segundo nota divulgada pela FAB nesta quinta-feira (11), o exercício faz parte da etapa de qualificação dos pilotos e do desenvolvimento doutrinário do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). O treinamento amplia as capacidades operacionais da aeronave, que já havia demonstrado o uso do míssil Meteor e concluído a certificação de reabastecimento em voo com o KC-390 Millennium.

O F-39E Gripen é um dos vetores mais modernos da aviação de caça mundial e, com o êxito do exercício de tiro aéreo, reforça o compromisso da FAB com a modernização e a segurança do espaço aéreo brasileiro.

F-39E Gripen avança na capacidade operacional com 1º exercício de tiro aéreo
F-39E Gripen realiza exercício de tiro aéreo na Base Aérea de Santa Cruz

Com informações de Sputnik Brasil