Estátua da Liberdade da Havan desaba durante forte ventania em Guaíba (RS)
Estrutura de 24 metros caiu na tarde desta segunda-feira; não houve feridos e área foi isolada pela empresa.
A réplica da Estátua da Liberdade instalada na fachada de uma loja da Havan em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, desabou durante uma forte ventania na tarde desta segunda-feira, 15. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato da queda da estrutura. Não houve feridos.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para desastres severos e extremos via celular para a região de Porto Alegre nesta segunda-feira. Segundo a previsão, os ventos podem ultrapassar 90 km/h. O Estadão tenta contato com a Prefeitura de Guaíba para verificar se houve outros danos na cidade.
Em nota, a Havan informou que não houve feridos nem danos a terceiros no incidente. "A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura", afirmou a empresa.
Ainda de acordo com a Havan, a estátua possui 35 metros de altura total, sendo que a parte que cedeu mede 24 metros. "A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020", informou a rede.