Embaixada dos EUA emite alerta sobre protestos no Brasil após ação na Venezuela
Cidadãos norte-americanos são orientados a evitar áreas de manifestações e manter discrição diante de protestos contra operação dos EUA na Venezuela.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um alerta para cidadãos norte-americanos residentes no país sobre manifestações marcadas em protesto à operação dos EUA na Venezuela, que resultou na deposição do ditador Nicolás Maduro. Em comunicado publicado em seu site nesta segunda-feira, 5, a embaixada orientou que os cidadãos evitem áreas de manifestação e "exerçam cautela" nas proximidades.
De acordo com o documento, as autoridades de segurança pública brasileiras estão cientes dos protestos e monitoram a situação, que costuma ser "pacífica e ordeira". No entanto, a embaixada alertou que "manifestações podem rapidamente tornar-se imprevisíveis".
O alerta destaca a previsão de protestos em frente à Embaixada dos EUA em Brasília e nos consulados de Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, todos com início programado para a tarde desta segunda-feira.
A embaixada recomendou ainda que norte-americanos evitem essas áreas, acompanhem a mídia para atualizações e "mantenham a discrição".
O órgão acrescentou que outras manifestações de "natureza semelhante" podem ocorrer nos próximos dias, em diferentes cidades do Brasil.