Bolsas europeias oscilam em meio a expectativa pelo CPI e tensões geopolíticas
Investidores acompanham dados de inflação da zona do euro e avaliam impactos de conflitos envolvendo EUA, Venezuela e Groenlândia.
Por Sergio Caldas
As bolsas europeias operam sem direção definida na manhã desta quarta-feira, refletindo a expectativa dos investidores pelos novos dados da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro e as incertezas provocadas por recentes tensões geopolíticas.
Por volta das 6h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava leve baixa de 0,04%, aos 605,05 pontos.
Logo mais, a Eurostat divulgará o CPI preliminar da zona do euro referente a dezembro. Como a inflação do bloco tem permanecido próxima da meta oficial de 2% do Banco Central Europeu (BCE), as taxas de juros básicas da região seguem inalteradas desde julho do ano passado.
No cenário internacional, declarações do presidente Donald Trump sobre o envio de até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano aos EUA, após a ofensiva que depôs Nicolás Maduro, pressionaram os preços da commodity e impactaram negativamente as ações europeias do setor de energia. Em Londres, BP e Shell recuavam 3,2% e 2,5%, respectivamente, no horário citado.
Em contrapartida, a insistência de Trump em assumir o controle da Groenlândia, sem descartar o uso da força, proporcionou leve alta de 0,2% ao subíndice europeu de ações de defesa.
Às 6h35 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,47% e a de Paris recuava 0,09%, enquanto Frankfurt avançava 0,52%. Lisboa subia 0,33%, enquanto Milão e Madri apresentavam variações próximas da estabilidade.
Contato: [email protected]