POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump afirma que única forma de pressionar Cuba seria 'destruir o lugar'

Ex-presidente dos EUA sugere ação extrema ao comentar pressões sobre o governo cubano e recebe resposta dura de autoridades da ilha.

Publicado em 08/01/2026 às 16:43
Donald Trump sugere ação extrema contra Cuba durante entrevista sobre política externa dos EUA. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em entrevista ao apresentador Hugh Hewitt que acredita não haver mais formas de pressionar Cuba além de uma intervenção violenta. Questionado se seu governo teria planos para Cuba semelhantes aos realizados na Venezuela, Trump respondeu: "Bem, não acho que se possa exercer muita pressão além de ir lá e destruir o lugar". Ele ainda afirmou que Cuba "está por um fio" e "em grandes apuros".

Nos últimos dias, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, reagiu às declarações de Trump, afirmando que o povo cubano está preparado para defender a ilha diante das ameaças feitas pelo ex-presidente norte-americano após o sequestro de Nicolás Maduro, na Venezuela. Em seu perfil no X, Rodríguez disse que Trump demonstra "sua política criminosa de estrangulamento e guerra econômica" contra Cuba, responsabilizando os EUA pelo sofrimento das famílias cubanas.

As declarações acirraram o clima de tensão entre os dois países, com o governo cubano reforçando seu discurso de resistência diante das pressões externas.

Por Sputnik Brasil