Primeiro ciclone extratropical de 2026 atinge o Sul do Brasil e gera impactos em SP e outros Estados
Fenômeno provoca chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo em várias regiões do país, segundo órgãos oficiais.
O primeiro ciclone extratropical de 2026 já começa a impactar o Sul do Brasil, trazendo consigo chuvas intensas e ventos fortes em diversos Estados, incluindo São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
De acordo com a Climatempo, a formação do ciclone deve gerar uma grande quantidade de nuvens cumulonimbus, que se espalharão pela região principalmente no fim de semana, dias 10 e 11 de janeiro. A previsão é de chuva volumosa em poucas horas, intensos raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para o risco de chuva muito volumosa e ventania já nesta sexta-feira, dia 9, especialmente no Centro e Oeste do Estado. Nessas áreas, pode chover cerca de 100 mm em apenas 6 horas, com rajadas de vento entre 80 km/h e 100 km/h. No sábado, 10 de janeiro, quase todo o território gaúcho permanece sob risco de temporais.
Mato Grosso do Sul e São Paulo também devem registrar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade nesta sexta-feira e no sábado. No domingo, o avanço da frente fria intensifica a chuva em todo o Mato Grosso do Sul e em áreas do oeste e sul paulista.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo para tempestades em cidades como Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Piracicaba, Presidente Prudente e Araraquara, além do Vale do Paraíba Paulista e da região macro metropolitana.