MERCADO FINANCEIRO

Bolsas europeias têm leve alta impulsionadas por mineradoras; Glencore salta com interesse da Rio Tinto

Setor de mineração lidera ganhos após retomada de negociações entre Glencore e Rio Tinto; investidores aguardam payroll dos EUA.

Publicado em 09/01/2026 às 06:46
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Por Sergio Caldas

As bolsas europeias registram leve alta na manhã desta sexta-feira, impulsionadas principalmente pelo setor de mineração, após a Rio Tinto anunciar a retomada das negociações para uma possível aquisição da Glencore.

Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,39%, alcançando 606,19 pontos. O subíndice de mineração se destacava, com avanço de 1,1%.

Em Londres, as ações da anglo-suíça Glencore disparavam quase 9% após a anglo-australiana Rio Tinto confirmar que voltou a negociar uma fusão, que pode resultar na maior mineradora do mundo. No mesmo mercado, a Rio Tinto recuava 2%, refletindo a queda de 6,27% registrada anteriormente em Sydney.

O subíndice do setor de defesa e aeroespacial também apresentava leve alta, de 0,10%, caminhando para o sexto pregão consecutivo de valorização. O movimento ocorre após o presidente Donald Trump defender um aumento de 50% nos gastos militares dos Estados Unidos para 2027, totalizando US$ 1,5 trilhão, além de novas pressões de Washington para assumir o controle da Groenlândia.

Investidores europeus aguardam ainda a divulgação do relatório de emprego dos EUA, o payroll de dezembro, considerado fundamental para os rumos dos juros básicos americanos.

Entre os indicadores do continente, destaque para a produção industrial da Alemanha, que surpreendeu com alta de 0,8% em novembro. Em breve, será divulgada a atualização das vendas no varejo da zona do euro.

Às 6h43 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,36%, Paris avançava 0,51% e Frankfurt ganhava 0,07%. Milão e Lisboa registravam altas de 0,05% e 0,04%, respectivamente. Na contramão, Madri cedia 0,03%.

Contato: [email protected]