Trump elogia libertação de presos políticos na Venezuela e destaca cooperação
Presidente dos EUA afirma que gesto venezuelano é sinal de busca pela paz e anuncia investimentos bilionários no setor de petróleo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta sexta-feira (data não informada) a decisão da Venezuela de libertar "um grande número de presos políticos". O líder americano classificou a iniciativa como "um sinal de busca da paz" e ressaltou que se trata de "um gesto muito importante e inteligente". A declaração foi feita em publicação na sua rede social, a Truth Social.
Trump destacou que Estados Unidos e Venezuela têm trabalhado de forma conjunta, especialmente na reconstrução da infraestrutura de petróleo e gás venezuelana. "Em razão dessa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente prevista, que agora parece não ser necessária", afirmou. Apesar do recuo, Trump garantiu que navios americanos "permanecerão em posição para fins de segurança e proteção".
Na mesma postagem, o presidente anunciou que grandes petrolíferas norte-americanas deverão investir ao menos US$ 100 bilhões na Venezuela. Trump também informou que tem uma reunião agendada com representantes do setor ainda nesta sexta-feira.
No último fim de semana, os Estados Unidos realizaram ataques contra a Venezuela que resultaram na destituição do então ditador Nicolás Maduro. Conduzido para Nova York, o ex-líder venezuelano será julgado por narcoterrorismo e outros supostos crimes.