Frente fria e chuvas devem atingir São Paulo no fim de semana
Previsão indica temporais e queda de temperatura em várias regiões do estado
A formação de um ciclone extratropical no sul do Brasil deve provocar a chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo neste sábado (10) e domingo (11), trazendo pancadas de chuva fortes e isoladas para diversas regiões paulistas.
De acordo com a Defesa Civil, as áreas com maior risco para temporais estão nas regiões que fazem divisa com o Paraná e ao longo da faixa leste do estado. Há possibilidade de chuva intensa acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo de forma isolada.
Notícias relacionadas:
- Chuvas em São Paulo deixam feridos e suspendem operação de montadora.
- Chuvas fortes causam novas enchentes na Grande São Paulo.
- Defesa Civil do RJ alerta para chuvas intensas no estado até segunda.
Apesar da previsão de chuva, as temperaturas seguem elevadas em grande parte do estado, com leve redução ao longo do fim de semana. Na região metropolitana da capital, os termômetros variam entre 21°C e 33°C, enquanto na Baixada Santista os valores ficam entre 25°C e 35°C.
Tempo no interior
No interior e nas regiões norte e oeste, as máximas permanecem altas, podendo chegar a 35°C em áreas como Vale do Paraíba, litoral norte, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. No Vale do Ribeira e na região de Itapeva, as temperaturas podem atingir até 37°C. Já nas áreas de maior altitude, como a Serra da Mantiqueira, as mínimas ficam próximas de 15°C e as máximas não ultrapassam 26°C.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGESP), o fim de semana na região metropolitana de São Paulo deve manter o padrão típico do verão, com predomínio de sol durante o dia, calor e temperaturas acima dos 30°C.
Temperatura em elevação
No sábado (10), o sol predomina desde o amanhecer, favorecendo a rápida elevação das temperaturas. A mínima deve ficar em torno de 20°C durante a madrugada, enquanto à tarde os termômetros podem chegar a 32°C. A umidade relativa do ar deve registrar índices mínimos próximos de 35%. O dia termina com aumento da nebulosidade, mas sem previsão de chuva.
No domingo (11), a tendência é de que o tempo siga com sol, calor e rápida elevação da temperatura ao longo do dia. A mínima prevista é de 21°C durante a madrugada, e a máxima pode novamente ultrapassar os 32°C. A umidade do ar deve chegar a valores mínimos de 32% nas horas mais quentes. O fim do domingo terá nebulosidade variável e, novamente, sem previsão de chuva.