INFLAÇÃO

Passagens aéreas e transporte por aplicativo impulsionam alta do grupo Transportes no IPCA

Custos com passagens aéreas e apps de transporte elevam despesas das famílias e pressionam inflação em dezembro, segundo o IBGE.

Publicado em 09/01/2026 às 12:43
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Os aumentos nos preços das passagens aéreas e dos transportes por aplicativo foram os principais responsáveis pela alta das despesas das famílias com transportes em dezembro. O grupo Transportes, que havia registrado elevação de 0,22% em novembro, acelerou para 0,74% no último mês do ano.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo Transportes contribuiu com 0,15 ponto percentual para a taxa de 0,33% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em dezembro.

A passagem aérea foi o subitem que mais pressionou a inflação do mês, respondendo sozinha por 0,08 ponto percentual do IPCA. Em seguida, o transporte por aplicativo apresentou aumento expressivo de 13,79%, impactando o índice em 0,04 ponto percentual.

Os combustíveis também registraram alta de 0,45%, com destaque para o etanol (2,83%), gás veicular (0,22%) e gasolina (0,18%). O óleo diesel, por outro lado, apresentou queda de 0,27%.

O preço do ônibus urbano caiu 2,63%, reflexo das gratuidades concedidas aos domingos e/ou feriados em cidades como Belém, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, além da redução tarifária em Curitiba.

Já o metrô teve aumento de 4,11%, o trem subiu 3,77% e a integração do transporte público ficou 1,01% mais cara.