ECONOMIA

Fiesp demonstra otimismo com avanço do acordo Mercosul-União Europeia

Após sinal verde da UE, entidade afirma que busca por produtividade e competitividade será intensificada para aproveitar oportunidades do tratado.

Publicado em 09/01/2026 às 13:57
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) expressou entusiasmo com a autorização concedida nesta sexta-feira, 9, pela União Europeia para a assinatura do acordo comercial com o Mercosul. O empresário Paulo Skaf, recém-empossado presidente da entidade, destacou que o “trabalho de verdade” começa agora, com foco em elevar a produtividade e garantir isonomia competitiva ao setor industrial brasileiro.

Em nota à imprensa, a Fiesp ressaltou sua atuação ativa nas negociações ao longo das últimas décadas e avaliou que, embora o acordo não seja perfeito, representa um texto viável capaz de equilibrar os interesses dos 31 países envolvidos.

“Para a Fiesp, o trabalho de verdade começa agora. Caberá a todos nós inovar, melhorar a produtividade e buscar incessantemente a excelência da porta para dentro das fábricas, onde já fazemos frente aos competidores europeus. E trabalharemos para assegurar a isonomia competitiva que permita ao empreendedor nacional prosperar e tirar o máximo proveito das oportunidades que o acordo oferece”, afirmou Paulo Skaf.

A entidade avalia que o acordo é abrangente e deverá transformar significativamente a dinâmica de negócios, importações, exportações e investimentos entre os dois blocos.

A Fiesp pondera, contudo, que ainda é necessário que o acordo seja assinado e ratificado tanto pelo Congresso Nacional quanto pelo Parlamento Europeu para que seus pilares econômicos e comerciais entrem em vigor.