Lula agradece Sánchez por apoio ao acordo Mercosul-União Europeia
Presidente brasileiro destaca importância do pacto comercial e discute crise na Venezuela com primeiro-ministro espanhol.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (9), uma ligação do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. Segundo nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula agradeceu ao líder espanhol pelo empenho em favor da aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que foi chancelado pelo lado europeu nesta sexta-feira.
“O presidente Lula agradeceu pelo empenho do governo de Pedro Sánchez em prol do acordo e reiterou a expectativa de que gere benefícios concretos para as pessoas nos dois blocos. Destacou, ainda, ser um sinal muito positivo em defesa do multilateralismo e de regras comerciais previsíveis e estáveis para as duas regiões”, diz a nota oficial.
Durante a conversa, Lula e Sánchez também abordaram a crise na Venezuela. Ambos ressaltaram a importância da declaração conjunta que rejeita o uso da força militar pelos Estados Unidos, sem respaldo na Carta da Organização das Nações Unidas, e repudiam a divisão do mundo em zonas de influência. No último sábado (3), militares americanos realizaram um ataque ao território venezuelano e capturaram o presidente Nicolás Maduro.
Os líderes avaliaram positivamente o anúncio do governo interino venezuelano, liderado por Delcy Rodríguez, sobre a libertação de presos políticos venezuelanos e estrangeiros. Lula informou ainda que o Brasil enviará, ainda nesta sexta-feira, 40 toneladas de insumos para tratamento de hemodiálise, a fim de repor os danos causados a um centro de distribuição destruído durante o ataque americano.
A nota da Secom destaca ainda que Lula e Sánchez concordaram em promover um novo encontro entre líderes globais progressistas, o foro “Em Defesa da Democracia – Combatendo os Extremismos”. O último encontro ocorreu em setembro do ano passado, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na quinta-feira (8), Lula também conversou por telefone com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. O presidente discutiu com ambos os líderes o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro, e reforçou o convite para que visitem o Brasil, além de destacar a necessidade de fortalecer os laços econômicos entre os países.