Starmer defende proteção ampliada ao Ártico em conversa com Trump
Primeiro-ministro britânico e presidente dos EUA discutem ameaças russas e futuro da Groenlândia
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, destacou a necessidade de intensificar os esforços para proteger o Ártico durante uma ligação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo comunicado oficial do governo britânico, ambos concordaram sobre a importância de conter uma Rússia cada vez mais agressiva no extremo norte.
De acordo com a nota divulgada por Downing Street, Starmer e Trump também discutiram questões de segurança euro-atlântica, após crescentes preocupações de que os Estados Unidos poderiam recorrer ao uso da força militar para tomar a Groenlândia, especialmente após a captura do venezuelano Nicolás Maduro.
Starmer reiterou sua posição de que decisões sobre o futuro da Groenlândia devem ser tomadas exclusivamente pelo povo da ilha e pela Dinamarca, respeitando a soberania local.
O governo britânico informou ainda que a conversa abordou estratégias para conter a influência russa na região nordeste, incluindo a Groenlândia, e ressaltou o consenso de que os aliados europeus precisam intensificar a proteção da área.