Trump diz que EUA serão um dos principais beneficiários do petróleo venezuelano
Presidente americano afirma que integração econômica com a Venezuela trará riqueza para ambos os países após deposição de Maduro.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 9, que os EUA serão um dos principais beneficiários do petróleo extraído na Venezuela. A declaração foi dada durante uma reunião na Casa Branca com representantes das maiores companhias petrolíferas do mundo.
Segundo Trump, a Casa Branca está "se dando bem com as pessoas que estão administrando a Venezuela" desde a deposição de Nicolás Maduro no sábado, 3. Ele destacou que pretende discutir com as empresas estratégias para reconstruir o país sul-americano.
"Vamos integrar de perto as economias dos EUA e da Venezuela", afirmou Trump, ressaltando que essa aproximação deverá gerar riqueza tanto para americanos quanto para venezuelanos. "Ontem, a Venezuela entregou aos Estados Unidos 30 milhões de barris de petróleo, no valor de US$ 4 bilhões", acrescentou.
O presidente norte-americano também anunciou que grandes empresas petrolíferas doarão US$ 100 bilhões de seus próprios recursos para a Venezuela.
Trump informou ainda que a Venezuela concordou em permitir que os EUA refinem até 50 milhões de barris de petróleo.
Por fim, o líder da Casa Branca revelou que haverá um novo encontro entre as companhias de petróleo e representantes venezuelanos na próxima semana.