Unigel paralisa fábrica em Cubatão e concentra produção no Guarujá
Empresa atribui decisão ao cenário global desfavorável e busca preservar sustentabilidade das operações
A Unigel anunciou a paralisação das atividades das unidades de estireno e tolueno em Cubatão (SP), concentrando agora a produção de poliestireno na planta do Guarujá. A empresa, em processo de recuperação judicial desde outubro do ano passado, acumula dívidas de R$ 3,8 bilhões.
Segundo comunicado, a decisão foi motivada pelo ciclo de baixa sem precedentes na indústria química global, agravado desde 2023 por uma forte sobreoferta de commodities petroquímicas, resultado da expansão da capacidade produtiva internacional, principalmente na Ásia.
"Diante da falta de perspectiva de reversão no curto prazo, a Companhia entende que o remanejamento das atividades em unidades de negócio específicas é a melhor alternativa para preservar valor e a sustentabilidade econômica das demais operações do Grupo Unigel", informou a empresa.
A Unigel destacou que continuará atendendo clientes e fornecedores, conduzindo o processo com transparência e diálogo junto a colaboradores e sindicatos. A companhia também garantiu o cumprimento integral da legislação trabalhista e ambiental, além de preservar os ativos e a possibilidade de retomada futura das operações, consideradas essenciais para o setor petroquímico nacional e para o grupo, assim que as condições de mercado permitirem.