Trump afirma que EUA apreenderam petroleiro que saiu da Venezuela sem autorização
Navio Olina teria tentado escapar de sanções e é o quinto interceptado nas últimas semanas, segundo autoridades norte-americanas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que, em ação conjunta com as autoridades interinas da Venezuela, foi apreendido um petroleiro que deixou o país sul-americano sem a devida autorização norte-americana.
"Este petroleiro está agora a caminho de volta para a Venezuela, e o petróleo será vendido através do 'grande' Acordo de Energia, que criamos para tais vendas", escreveu Trump na rede social Truth.
Segundo a chefe do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, o navio Olina era "mais um navio-tanque da frota fantasma suspeito de transportar petróleo embargado" e foi interceptado após tentar fugir das forças americanas. A declaração foi publicada em seu perfil na rede X.
"A Guarda Costeira apreenderá petroleiros sujeitos a sanções, fará cumprir as leis americanas e internacionais e eliminará essas fontes de financiamento para atividades ilícitas, incluindo o narcoterrorismo", enfatizou Noem.
Este é o quinto navio interceptado por autoridades dos Estados Unidos nas últimas semanas.