Trump defende que EUA devem ser proprietários da Groenlândia por segurança nacional
Ex-presidente americano afirma que arrendamento não garante proteção do território dinamarquês e reforça desejo de anexação
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a segurança nacional americana exige que o país seja proprietário da Groenlândia, ressaltando que o simples arrendamento do território autônomo dinamarquês não seria suficiente.
"Quando possuímos uma propriedade, nós a protegemos, e um arrendamento não garante essa proteção. É preciso ser o proprietário […]. Os países devem ter propriedade, porque você protege a propriedade, não o aluguel. E teremos que defender a Groenlândia", afirmou Trump na sexta-feira (9), durante reunião com líderes das principais empresas petrolíferas na Casa Branca.
Anteriormente, Michael Rossi, professor de ciência política da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, declarou à Sputnik que o futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pode depender do grau de tensão entre Estados Unidos e Europa em torno da questão da Groenlândia.
Trump já havia manifestado diversas vezes que a Groenlândia deveria integrar os Estados Unidos, destacando sua relevância estratégica para a segurança nacional e para a proteção do chamado "mundo livre".
Por Sputnik Brasil