TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

Em momento crítico, TCU faz campanha de popularização do órgão na Avenida Paulista

Tribunal de Contas da União exibe animação em outdoor da Fiesp e lança consulta pública para ampliar engajamento social.

Publicado em 10/01/2026 às 10:09
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou uma campanha de popularização em um dos pontos mais emblemáticos de São Paulo: a Avenida Paulista. Em comemoração aos 135 anos do órgão, completados em novembro passado, um outdoor eletrônico instalado na fachada da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) exibe imagens coloridas com o nome e a idade do TCU.

Um vídeo de 30 segundos, veiculado das 18h às 22h, circulou também em aplicativos de mensagens, acompanhado do texto: "Estamos na Av. Paulista em horário nobre convidando o cidadão paulistano a participar do controle externo!". A mensagem, marcada como "encaminhada com frequência", foi compartilhada por diversas pessoas, incluindo o próprio presidente do TCU, Vital do Rêgo.

A iniciativa ocorre em meio a um momento de pressão sobre a corte de contas, devido à sua atuação relacionada à liquidação extrajudicial do Banco Master pelo Banco Central, em novembro passado.

Em entrevista à Broadcast, Vital do Rêgo explicou que solicitou o apoio do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, durante um almoço realizado há cerca de dois meses, com o objetivo de aproximar o TCU da sociedade. Segundo o órgão, a Fiesp prestou uma "homenagem especial" ao tribunal, transmitida na fachada metálica do icônico prédio da avenida, que conta com mais de 119 mil clusters de LED. "Essa é a história de um trabalho que nós fizemos", resumiu o presidente.

A animação exibida foi produzida pela equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) do TCU e destaca a fachada do Tribunal, com janelas simétricas e diversas pessoas representando a pluralidade da população brasileira. Outros elementos gráficos remetem a temas como saúde, educação, transporte, segurança, alimentação e trabalho — áreas tradicionalmente fiscalizadas pelo TCU. Não há, no vídeo, referências ao setor bancário.

Além da animação, a Fiesp também disponibilizou um telão em seu Centro Cultural para divulgar a consulta pública "Você escolhe, o TCU fiscaliza!", que permitirá à população sugerir temas de fiscalização para este ano. O vídeo da campanha será exibido até a próxima terça-feira, 13, em um local por onde circulam cerca de 100 mil pessoas diariamente. Segundo o TCU, a ação integra as diretrizes de transparência e participação social previstas para a gestão 2025-2026.