NAVEGAÇÃO

Marinha investiga naufrágio de lancha com mais de 20 passageiros no Sertão

Embarcação fazia travessia entre Sergipe e Alagoas quando afundou; todos foram resgatados com vida e inquérito foi instaurado para apurar causas

Publicado em 12/01/2026 às 18:03

A Marinha do Brasil instaurou um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar o naufrágio de uma lancha que transportava mais de 20 pessoas e fazia a travessia entre o povoado Bonsucesso, no município de Poço Redondo, em Sergipe, e a cidade de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas. O caso foi registrado na noite do último domingo (11), por volta das 18h30.

A embarcação, do tipo lancha e identificada como “Branca Rosa”, afundou durante o percurso fluvial, causando apreensão entre os passageiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Todas as pessoas que estavam a bordo foram resgatadas com vida por outras embarcações que navegavam pela região no momento do acidente.

Segundo a Marinha, após tomar conhecimento da ocorrência, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) deslocou uma equipe de Inspeção Naval até o local para a realização das diligências iniciais e levantamento das primeiras informações. A lancha foi retirada da água e encontra-se atualmente às margens do rio, não oferecendo risco à navegação.

Em nota oficial, a Marinha informou que o inquérito terá prazo de 90 dias para ser concluído. O objetivo é apurar as causas e circunstâncias do naufrágio, além de verificar possíveis responsabilidades relacionadas ao acidente.

A Marinha do Brasil reforçou ainda a importância da participação da sociedade na segurança da navegação, destacando que informações ou denúncias podem ser feitas por meio do telefone 185, destinado a emergências marítimas e fluviais, ou diretamente à Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), pelos números (82) 3215-5800 e (82) 99324-8854.