MERCADO AUTOMOTIVO

Vendas de motos crescem 17,1% em 2025 e superam carros de passeio no Brasil

Fenabrave aponta recorde de 2,2 milhões de motocicletas vendidas e destaca avanço do setor em relação aos automóveis

Publicado em 13/01/2026 às 13:28
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

As vendas de motocicletas bateram recorde histórico em 2025, atingindo 2,2 milhões de unidades comercializadas no Brasil, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (13) pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias do setor.

Pela primeira vez, o número de motos vendidas superou o de carros de passeio no País. O crescimento do segmento foi de 17,1% em relação a 2024.

Em dezembro, foram comercializadas 193,2 mil motocicletas, alta de 27,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na variação mensal, de novembro para dezembro, o avanço foi de 7%.

O resultado de 2025 marca um feito inédito em 23 anos de estatísticas: as vendas de motos ultrapassaram as de carros de passeio, com uma diferença de 200 mil unidades. Os emplacamentos de automóveis somaram 2 milhões no ano passado.

Antes da pandemia, tomando 2019 como referência, as vendas de carros eram o dobro das de motos. Desde então, o mercado de motocicletas dobrou de tamanho.

Segundo a Fenabrave, o desempenho positivo reflete, principalmente, a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais acessíveis, econômicos na manutenção e no consumo de combustível.