Efeito dominó: a intervenção dos EUA na Venezuela impacta o debate político no Brasil?
A intervenção militar dos EUA na Venezuela e o sequestro de Maduro acirram a polarização e influenciam o cenário eleitoral brasileiro.
A intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela no início do mês, que resultou no sequestro de Nicolás Maduro, tornou-se o principal combustível da polarização política nas eleições brasileiras deste ano.
Setores da oposição brasileira aproveitam o episódio como símbolo de uma "vitória sobre a esquerda", buscando aproximação com a postura geopolítica de Donald Trump. Em contrapartida, o governo Lula classificou a ação como uma grave violação da soberania venezuelana.
O cenário eleitoral brasileiro de 2026 já começa a ser profundamente impactado pela reconfiguração da ordem regional. Para analisar os desdobramentos e os efeitos da crise venezuelana sobre o processo eleitoral do Brasil, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Vitor Stuart de Pieri, professor do Departamento de Geografia Humana da UERJ, e Luis Javier Ruiz, analista internacional e cientista político venezuelano. O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Por Sputinik Brasil