CLIMA EXTREMO
Forte temporal com microexplosão provoca destruição e pânico em cidade catarinense
Fenômeno raro, conhecido como reventão, atingiu São Francisco do Sul com ventos intensos e deixou rastro de danos materiais.
Publicado em 13/01/2026 às 15:32
Uma forte tempestade acompanhada de microexplosão causou destruição e momentos de pânico em São Francisco do Sul, litoral de Santa Catarina.
O fenômeno, também chamado de reventão, bomba de chuva ou martelada de vento, foi marcado por chuvas intensas e ventos súbitos, resultando em destelhamentos, queda de árvores e danos estruturais em diversos pontos da cidade, incluindo uma marina.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a microexplosão foi confirmada, mas não houve registro de feridos graves — apenas prejuízos materiais significativos.
As autoridades permanecem em alerta para a possibilidade de novos temporais ao longo da semana, diante do atual cenário de instabilidade climática no Sul do Brasil.
Por Sputnik Brasil