POLÍTICA NACIONAL

Novo ministro da Justiça promete transformar combate ao crime organizado em política de Estado

Wellington César Lima e Silva destaca atuação integrada e permanente contra organizações criminosas

Publicado em 15/01/2026 às 13:50
Novo ministro da Justiça anuncia ação integrada e permanente contra o crime organizado no país. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Em seu primeiro pronunciamento após ser anunciado para o cargo, Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça, afirmou nesta quinta-feira (15) que o enfrentamento ao crime organizado será tratado como uma "ação de Estado".

A declaração foi feita durante entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto. Segundo Lima e Silva, a proposta é ampliar a atuação no combate às organizações criminosas, promovendo a integração entre instituições como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

"Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada por todos esses atores, de elevar a ação do Estado no combate ao crime organizado. Diante da relevância que o crime organizado assumiu, neste momento, impõe-se, na percepção do presidente e desses autores, a necessidade de uma atuação conjunta de todos os órgãos do Estado", afirmou o ministro.

Por Sputnik Brasil