Trump afirma em Davos que crescimento dos EUA impulsiona outros países
Presidente dos EUA destaca conquistas econômicas de seu governo e defende tarifas comerciais durante discurso na Suíça
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou nesta quarta-feira, 21, durante discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, os avanços econômicos alcançados em sua administração. Trump afirmou que a imposição de tarifas a outros países teve como objetivo compensar prejuízos causados aos EUA.
"Com tarifas, reduzimos o déficit comercial americano, que era um dos maiores do mundo, sem causar inflação", declarou. Segundo o presidente, as tarifas contribuíram para uma redução de 77% no déficit mensal dos Estados Unidos.
Trump também ressaltou que nações europeias, Japão e Coreia do Sul são parceiros importantes dos EUA.
No balanço do segundo mandato, que completou um ano na terça-feira, Trump destacou a demissão de funcionários do governo, cortes em gastos federais, a abertura de fábricas de aço e avanços no setor de energia.
De acordo com o republicano, a produção de gás natural liquefeito (GNL) atingiu níveis históricos, enquanto a produção de petróleo aumentou em 730 mil barris por dia. O presidente também afirmou que o país está avançando no setor de energia nuclear: "Podemos ter energia nuclear a bons preços e de forma segura", garantiu. "Quando os EUA vão bem, os outros países acompanham", concluiu Trump.