FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Trump faz piada sobre óculos escuros de Macron durante discurso em Davos

Presidente dos EUA ironiza acessório usado por líder francês, que explicou o motivo do uso após repercussão nas redes sociais

Publicado em 21/01/2026 às 13:01
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta quarta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma piada envolvendo o presidente francês, Emmanuel Macron, que havia utilizado óculos escuros em sua participação no evento, na terça-feira (20).

Trump, que já vinha fazendo críticas aos países europeus e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ironizou o acessório do colega francês, arrancando risos da plateia: "Eu o observei (ontem) com aqueles lindos óculos de sol. Que diabos aconteceu?", disse o norte-americano, provocando a maior gargalhada do evento até então.

Nas últimas semanas, Trump tem contado repetidamente uma história sobre como teria convencido Macron a reduzir a diferença nos preços de medicamentos entre Estados Unidos e França. Segundo Trump, o líder francês só cedeu após a ameaça de aumento nas tarifas sobre vinhos e champanhes franceses.

Desta vez, Trump relembrou o episódio diante de uma plateia europeia, reforçando sua postura crítica em relação às políticas do bloco.

Macron de óculos escuros

Na terça-feira, Macron chamou atenção ao aparecer com óculos escuros de lentes azuis durante sua fala em Davos. O presidente francês aproveitou o momento para afirmar que não era hora de "novo imperialismo ou novo colonialismo", em referência indireta à postura dos Estados Unidos.

Apesar do teor do discurso, o que mais repercutiu nas redes sociais foram os óculos de sol do presidente, que chegou a ser comparado ao ator Tom Cruise por internautas.

De acordo com o jornal francês Le Parisien, o Palácio do Eliseu informou que Macron usou os óculos devido a um "pequeno vaso sanguíneo do olho que sangrou. Totalmente benigno".

Na última quinta-feira (15), Macron já havia aparecido com o olho direito avermelhado durante visita às Forças Armadas na base aérea de Istres. Antes de discursar, ele pediu desculpas pela aparência e garantiu se tratar de "algo sem importância".

Com informações da Associated Press.