FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

EUA lideram corrida de IA, mas precisam dobrar produção de energia, afirma Trump

Em discurso em Davos, presidente dos EUA destaca avanço sobre a China em inteligência artificial e defende investimentos em energia nuclear.

Publicado em 21/01/2026 às 14:02
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21), durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que os norte-americanos estão à frente da China na liderança global do mercado de inteligência artificial (IA). Segundo Trump, a diferença entre os dois países é expressiva. “Estamos liderando a China por uma margem significativa, e acredito que o presidente Xi Jinping respeita esse novo avanço, em parte porque permiti que grandes empresas desenvolvessem suas próprias capacidades elétricas”, declarou o republicano.

Trump também criticou a política energética chinesa, observando que, embora a China invista em parques eólicos, ainda depende fortemente do carvão como uma de suas principais fontes de energia.

O presidente ressaltou que os Estados Unidos precisarão dobrar a produção de energia para suprir a demanda crescente de data centers e fábricas voltadas à IA. Ele destacou ainda os incentivos do governo para a geração de energia nuclear.

“Eu não era um grande fã da energia nuclear devido aos riscos, mas o progresso alcançado em segurança é inacreditável”, afirmou Trump.