Trump discutirá questão da Groenlândia com secretário-geral da Otan nesta quarta
Secretária de Imprensa da Casa Branca afirma que tema será abordado com Mark Rutte, durante Fórum Econômico Mundial em Davos.
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou nesta quarta-feira, 21, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá debater a situação da Groenlândia com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.
Durante entrevista à Fox News, em Davos, à margem do Fórum Econômico Mundial, Leavitt ressaltou que os países europeus devem levar a sério as declarações de Trump sobre a possível aquisição da ilha dinamarquesa. “Ele está falando sério sobre a Groenlândia, pergunte para a Venezuela ou o Irã”, afirmou.
Segundo Leavitt, a principal justificativa para a conquista do território seria a possibilidade de uma futura invasão da Groenlândia por China ou Rússia, e que os Estados Unidos precisam garantir a posse da ilha para proteger os interesses da Otan.
Ao ser questionada se teria uma mensagem final, a secretária concluiu: “Os Estados Unidos da América estão de volta e todos sabem disso”.